CAMPANHA “FIQUE SABENDO” COMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA, 25

Terça-feira, 24 de Novembro de 2015

Nesta quarta-feira, 25, a Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do SAEDI (Serviço de Atendimento Especializado em Doenças Infecciosas) dará início a Campanha Nacional “Fique Sabendo”, que tem como objetivo testar pessoas sexualmente ativas que nunca realizaram o teste de HIV e sensibilizar aquelas que estão mais expostas ao vírus.

Durante o período de 25 de novembro a 01 de dezembro a Secretaria de Saúde estará ofertando o teste de HIV de fluido oral para toda a população, onde é passado um SWUAB (cotonete) na boca do paciente para detectar os anticorpos produzidos pelo vírus. O teste é sigiloso e confidencial, e a entrega do laudo é individual com tempo para esclarecimento de dúvidas, maneiras de prevenção ao HIV/Aids e outras DSTs (doenças sexualmente transmissíveis).

Para realizar o teste é preciso estar em jejum de trinta minutos (sem fumar, chupar balas, chicletes, não ter ingerido nenhum tipo de bebida ou comida), e apresentar documento de identidade com foto. As Unidades de Saúde que estarão realizando o teste durante a semana, no período das 8h às 17h são: Centro de Saúde I (Postão), UBS CAIC, UBS Vl. Margarida, UBS Itamaraty e CTA/COAS.

No sábado, dia 28 as seguintes Unidades também estarão funcionando no período das 8h às 17h: UBS CAIC, UBS Vl. Margarida, UBS Itamaraty e CTA/COAS.

Durante este período serão distribuídos preservativos masculinos, femininos, gel lubrificante e folders com orientações preventivas sobre a importância de descobrir o vírus e iniciar o tratamento para que a pessoa tenha uma qualidade de vida melhor.