MOSQUITO AEDES AEGYPTI: PREFEITURA ALERTA AS FAMÍLIAS QUE SAIRÃO DE VIAGEM PARA ELIMINAR POSSÍVEIS CRIADOUROS DE DENGUE ANTES DE DEIXAR A RESIDÊNCIA

Segunda-feira, 28 de Dezembro de 2015

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde volta a alertar a população sobre os cuidados com o mosquito Aedes Aegypti. Desta vez a dica é voltada para aquelas pessoas que estão saindo de viagem e vão deixar a casa fechada.

Segundo a diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica Lilia Sionéia Beccheri, a cidade está em estado de alerta, principalmente neste período do ano. “Essa é uma época propicia para a proliferação do mosquito, pois com as chuvas que tem caído praticamente todos os dias qualquer recipiente com água parada pode servir de criadouro para o Aedes”.

“A dica é para que todas as pessoas verifiquem sua residência antes de sair de viagem. É importante limpar os terrenos, quintais, olhar os vasos de plantas, colocar areia nos pratinhos, verificar se a caixa d’água está realmente limpa e fechada, verificar o estado das calhas, canos e ralos. Caso tenha piscina deixá-la sempre coberta com uma lona se não utilizar com frequência ou manter a água sempre tratada com cloro e outros produtos próprios. Outra dica é vedar os sacos de lixo e não deixá-los expostos, pois podem acumular água”, acrescentou Lilia.

É importante que as pessoas não se esqueçam dos riscos que uma picada do mosquito Aedes Aegypti pode apresentar. Com o chikungunya e o zika vírus a atenção deve ser redobrada e cada um deve fazer a sua parte.

A exemplo disso, a partir do dia 11 de janeiro de 2016, a Prefeitura de Ourinhos dará início em todos os bairros da cidade, à terceira Mega Operação que agora será “Contra o Mosquito Aedes Aegypti”, com o objetivo de eliminar das residências os criadouros do mosquito Aedes que transmite as três doenças: dengue, febre chikungunya e o zika vírus.

Se cada um fizer a sua parte será possível combater o mosquito Aedes e se ver livre das doenças!