Acesso à informação

Agência de Notícias da Prefeitura de Ourinhos

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: SAE REALIZA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA COMEMORAR DATA

SAE

Por Coordenadoria de Comunicação Social

Ourinhos, São Paulo

Quarta-feira, 23 de Março de 2016

   

Com o objetivo de promover a reflexão e o debate sobre a preservação da água, a SAE – Superintendência de Água e Esgoto promoveu de 16 a 23 de março atividades especiais para marcar as comemorações pelo Dia Mundial da Água, 22 de março.

As atividades promovidas pela SAE em parceria com a Prefeitura de Ourinhos por meio das Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente e Agricultura são voltadas principalmente para os alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, com o intuito de mostrar a importância da água, reforçando a consciência ecológica. Os estudantes fizeram visitas à ETA - Estação de Tratamento de Água onde aprenderam desde como a água bruta é captada do Rio Pardo, o sistema de tratamento e como é feita a distribuição para chegar água às torneiras das casas.

Na tarde do dia 22, os alunos da EMEF Prof. José Alves Martins visitaram a ETA e foram acompanhados pelo superintendente da SAE, Haroldo Adilson Maranho que destaca que esta ação de conscientização é de fundamental importância. “O objetivo desse dia é sensibilizar os alunos e promover a conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência para que eles multipliquem essa informação com seus familiares, amigos e vizinhos. Além disso, a data é um momento para refletirmos sobre nossas atitudes no dia-a-dia, afinal, se cada um reduzir um a dois minutos do tempo de banho diário, cerca de três a seis litros de água serão economizados, trazendo resultados positivos”, frisou. Após a palestra foram entregues cartilhas aos alunos com dicas de consumo para evitar o desperdício e o uso racional da água. As outras escolas que também visitaram a ETA foram as EMEFs Adelaide Pedroso Racanello e Amélia Abujamra Maron e o Colégio Santo Antônio Objetivo.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU – Organização das Nações Unidas em 1992 e a cada ano é escolhido um tema, sendo o de 2016: “Investir em água é investir em empregos”.

RECICLINHO

O Reciclinho, mascote da campanha “Coleta Seletiva Solidária: Reduza, Reutilize, Recicle”, parceria da SAE, Prefeitura e a Cooperativa de Materiais Recicláveis ‘Recicla Ourinhos’ também esteve presente na visita, sendo realizadas dinâmicas com os alunos sob coordenação da chefe da Seção de Benefícios Sociais, Kelly Bordinhon que abordou a importância da contribuição de todos para a coleta seletiva, assim como o descarte correto do lixo reciclável. As dinâmicas ainda contaram com a participação dos servidores da SAE, Arnaldo César Capelosa, Daiane França de Souza e Lauda Siqueira.

A aluna do 7º ano da EMEF Prof. José Alves Martins, Laura Gabriela B. Dias disse ter aprendido muito com a visita. “Gostei bastante, foi bem legal, porque aprendi como a água é tratada e como podemos colaborar para usá-la sem desperdiçar e também como reciclar o lixo”, disse.

INVESTIMENTOS DA SAE

A SAE tem investido constantemente na melhoria do sistema de captação e tratamento da água. Já está em funcionamento desde o início do ano passado, o poço semi-artesiano localizado no Parque dos Diamantes, próximo ao Reservatório do Jd. das Paineiras. O Poço foi feito com recursos próprios da SAE e impactou positivamente no aumento da produção de água reforçando o abastecimento na região do Jd. das Paineiras, assim como também apresentou reflexos positivos na parte alta da cidade que inclui os bairros da Vl. Margarida, Nova Ourinhos, Jd. Paulista e a área central da cidade.

Outro importante investimento é a construção do poço semi-artesiano na Fazenda Santa Maria que já se encontra na fase final de execução, com recursos próprios da SAE. O objetivo desta obra também é aumentar a produção de água e reforçar o abastecimento da parte da cidade que compreende a Vl. São Silvestre, Vl. Margarida, Vl. Nova Ourinhos e a parte central da cidade, dentre outros bairros adjacentes.

Mais uma obra que merece destaque é a construção da Estação Elevatória de Água Bruta na ETA, também já em funcionamento e que tem possibilitado a captação de água bruta de maneira mais moderna e eficiente. Um exemplo disso foi o que aconteceu no início deste ano em que o abastecimento de água para a população permaneceu eficiente apesar da cheia do Rio Pardo que deixou parte da ETA inundada. Completando esse investimento, a SAE implantou 600 metros de adutora de Água Bruta na ETA para aumentar a capacidade de captação com menor potência consumida de energia e a construção da Torre de Chegada que é um novo prédio para recepção de água bruta na ETA com dispositivos de medição e regulagem de vazões, com áreas para armazenagem e dosagem de produtos químicos.

Em breve, será iniciada a construção do Reservatório Apoiado de 1000 m³ no Jd. Anchieta que objetiva melhorar o sistema de distribuição de água da zona alta pertencente a esta região. Assim como se encontra em fase final de licitação o Reservatório Apoiado no Jd. São Silvestre de 1000m³.

FOTO: Superintendente Haroldo juntamente com os servidores da SAE, o mascote Reciclinho e alunos e professores da EMEF Prof. José Alves Martins na ETA

Travessa Vereador Abrahão Abujamra, 62
Centro - CEP:19.900-900 - Fone: (14) 3302-6000

© 2017 Prefeitura Municipal de Ourinhos - Todos os direitos reservados.

alc propaganda