Acesso à informação

Agência de Notícias da Prefeitura de Ourinhos

PREFEITURA APRESENTOU PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL

Desenvolvimento Urbano

Por Coordenadoria de Comunicação Social

Ourinhos, São Paulo

Terça-feira, 03 de Maio de 2016

   

Na última semana, a Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano apresentou na Câmara Municipal aos vereadores, funcionários públicos, representantes de entidades assistenciais e demais cidadãos, o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, seguindo as Diretrizes da Lei Federal nº. 12.587/2012.

O Plano foi apresentado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano Gustavo Gomes, que apontou os principais pontos do projeto. “Foi apresentada uma Lei que fala sobre dois temas importantes, que é mobilidade e acessibilidade. Dentro da mobilidade foram apresentadas 12 grandes obras de mobilidade do trânsito, pedestres e ciclovias, entre elas, a mais importante, que é o futuro do transporte público de Ourinhos, que seria a reutilização da malha ferroviária (quando houver o contorno) para transporte público dentro da cidade. É uma obra de grande porte que precisa ser analisada desde já”.

“Juntamente com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Conselho Municipal do Idoso foi inserido na mobilidade o tema acessibilidade e o principal item a ser destacado é a criação de uma Comissão Permanente de Acessibilidade dentro da Prefeitura que é mais do que um Conselho, uma vez que, tem por objetivo buscar as verbas para a execução das obras, além da fiscalização de obras púbicas e particulares”, completou Gustavo Gomes.

Caso o Plano seja aprovado, a Prefeitura deverá desenvolver dentro de um ano os estudos básicos para começar a fazer o orçamento das obras e depois a implantação do Conselho Municipal de Mobilidade e a Comissão Permanente de Acessibilidade que são os dois órgãos dentro da Prefeitura que desenvolverão o projeto.

“Nesta segunda audiência eu fui convidado pra explicar às pessoas que lá estavam os grandes pontos, que são 66 artigos pra deixar sem dúvida nenhuma e para a Câmara poder votar com consciência e com segurança”, explicou o Secretário.

Com uma execução a longo e médio prazo, o projeto é válido por 20 anos e deve ser revisado a cada 10 anos, em decorrência das mudanças sofridas pela cidade.

Para Gustavo Gomes, o Plano apresenta uma grande relevância ao município. “Com este plano o deslocamento das pessoas no meio urbano será facilitado e consequentemente haverá uma melhora na fluidez do trânsito, por exemplo. Sem contar nas melhores condições de acessibilidade às pessoas com deficiência. Com isso a cidade só tende a se desenvolver de forma organizada”.

FOTO: A atual área da ferrovia será o eixo principal para estruturação da Mobilidade Urbana

Travessa Vereador Abrahão Abujamra, 62
Centro - CEP:19.900-900 - Fone: (14) 3302-6000

© 2017 Prefeitura Municipal de Ourinhos - Todos os direitos reservados.

alc propaganda