MUNICÍPIOS PAULISTAS DO PROJETO ANGRA DOCE ADEREM AO PROGRAMA CIDADES DO PACTO GLOBAL DA ONU

Sexta-feira, 20 de Maio de 2016

A Prefeita Belkis Fernandes na manhã desta sexta-feira, 20, participou de uma reunião com prefeitos da região, representantes do projeto Angra Doce e da Unesp, além do Deputado Federal Capitão Augusto - autor do Projeto de Lei Federal que cria a região da Angra Doce e mentor desse projeto. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.

Durante a reunião foram apresentados o Projeto Angra Doce e as propostas do Programa Cidades do Pacto Global com a possibilidade dos municípios se reunirem para receber orientação técnica sobre esse trabalho que é importante para fomentar o turismo na nossa região.

Para o programa de Cidades colaborar com o Angra Doce é necessário que os municípios que o integram – cerca de 18, sejam signatários dos 10 princípios do Pacto Global da ONU. Não há nenhum ônus nem taxa para os municípios, apenas é necessária a concordância do(a) prefeito(a) com os 10 princípios preceituados no Pacto.

O Pacto Global advoga dez princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.

A primeira cidade a aderir foi Ourinhos. Dia 18 de maio, a prefeita Belkis Gonçalves Santos Fernandes assinou o termo de compromisso. Na reunião desta sexta-feira, mais 7 cidades do Estado de São Paulo aderiram ao Pacto e assinaram o termo.

“A Prefeitura de Ourinhos foi a primeira assinar e está empenhada em mobilizar os demais municípios a aderirem a essa iniciativa que contribuirá para o desenvolvimento da nossa região. Agradecemos ao deputado Federal Capitão Augusto, mentor deste projeto Angra Doce que deu início a uma série de ações que deverão colaborar com o desenvolvimento socioeconômico regional”, destacou a Prefeita.

De acordo com o mentor do Projeto, Capitão Augusto, o Angra Doce objetiva melhorar a empregabilidade. “O projeto valorizará a região, fortalecerá o turismo e abrirá novas vagas de trabalho. Temos uma região repleta de belezas naturais, com grande potencial para ser trabalhado”, afirmou.

MOBILIZAÇÃO: SÃO PAULO – PARANÁ

Assim que soube do Projeto Angra Doce, o Governo do Paraná mobilizou 5 secretarias de Estado, lideradas pela Secretaria de Planejamento, de forma que fosse dada uma rápida resposta quanto a investimentos na infraestrutura da região do lado paranaense. Estudos preliminares foram feitos e a curto prazo já se sabe que o Paraná deverá investir acima de 10 milhões em obras e equipamentos de infraestrutura voltada ao turismo.

O deputado federal Capitão Augusto pretende agora sensibilizar o Governo do Estado de São Paulo para que também invista na Angra Doce do lado paulista. Articulações com prefeitos, deputados estaduais e secretários estaduais de pastas correlatas foram iniciadas e em breve a margem de São Paulo da Angra Doce também deverá ganhar novas perspectivas de investimentos.

ACADEMIA

No contexto do Angra Doce e a partir de uma das diretrizes metodológicas do Programa Cidades que pressupõe a participação da Academia. Assim, Unesp e Uenp passaram a integrar o projeto e já decidiram sobre um acordo de cooperação científica mútuo para desenvolverem em parceria estudos e pesquisas diversos que servirão de substrato a outros tantos sub-projetos que beneficiarão os municípios da Angra Doce.

Representando as Universidades a Professora Doutora da Unesp de Ourinhos, Fabiana Lopes da Cunha esteve presente e passou algumas informações técnicas sobre o projeto Angra Doce.