Acesso à informação

Agência de Notícias da Prefeitura de Ourinhos

MUNICÍPIOS PAULISTAS DO PROJETO ANGRA DOCE ADEREM AO PROGRAMA CIDADES DO PACTO GLOBAL DA ONU

Desenvolvimento Econômico

Por Coordenadoria de Comunicação Social

Ourinhos, São Paulo

Sexta-feira, 20 de Maio de 2016

   

A Prefeita Belkis Fernandes na manhã desta sexta-feira, 20, participou de uma reunião com prefeitos da região, representantes do projeto Angra Doce e da Unesp, além do Deputado Federal Capitão Augusto - autor do Projeto de Lei Federal que cria a região da Angra Doce e mentor desse projeto. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.

Durante a reunião foram apresentados o Projeto Angra Doce e as propostas do Programa Cidades do Pacto Global com a possibilidade dos municípios se reunirem para receber orientação técnica sobre esse trabalho que é importante para fomentar o turismo na nossa região.

Para o programa de Cidades colaborar com o Angra Doce é necessário que os municípios que o integram – cerca de 18, sejam signatários dos 10 princípios do Pacto Global da ONU. Não há nenhum ônus nem taxa para os municípios, apenas é necessária a concordância do(a) prefeito(a) com os 10 princípios preceituados no Pacto.

O Pacto Global advoga dez princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.

A primeira cidade a aderir foi Ourinhos. Dia 18 de maio, a prefeita Belkis Gonçalves Santos Fernandes assinou o termo de compromisso. Na reunião desta sexta-feira, mais 7 cidades do Estado de São Paulo aderiram ao Pacto e assinaram o termo.

“A Prefeitura de Ourinhos foi a primeira assinar e está empenhada em mobilizar os demais municípios a aderirem a essa iniciativa que contribuirá para o desenvolvimento da nossa região. Agradecemos ao deputado Federal Capitão Augusto, mentor deste projeto Angra Doce que deu início a uma série de ações que deverão colaborar com o desenvolvimento socioeconômico regional”, destacou a Prefeita.

De acordo com o mentor do Projeto, Capitão Augusto, o Angra Doce objetiva melhorar a empregabilidade. “O projeto valorizará a região, fortalecerá o turismo e abrirá novas vagas de trabalho. Temos uma região repleta de belezas naturais, com grande potencial para ser trabalhado”, afirmou.

MOBILIZAÇÃO: SÃO PAULO – PARANÁ

Assim que soube do Projeto Angra Doce, o Governo do Paraná mobilizou 5 secretarias de Estado, lideradas pela Secretaria de Planejamento, de forma que fosse dada uma rápida resposta quanto a investimentos na infraestrutura da região do lado paranaense. Estudos preliminares foram feitos e a curto prazo já se sabe que o Paraná deverá investir acima de 10 milhões em obras e equipamentos de infraestrutura voltada ao turismo.

O deputado federal Capitão Augusto pretende agora sensibilizar o Governo do Estado de São Paulo para que também invista na Angra Doce do lado paulista. Articulações com prefeitos, deputados estaduais e secretários estaduais de pastas correlatas foram iniciadas e em breve a margem de São Paulo da Angra Doce também deverá ganhar novas perspectivas de investimentos.

ACADEMIA

No contexto do Angra Doce e a partir de uma das diretrizes metodológicas do Programa Cidades que pressupõe a participação da Academia. Assim, Unesp e Uenp passaram a integrar o projeto e já decidiram sobre um acordo de cooperação científica mútuo para desenvolverem em parceria estudos e pesquisas diversos que servirão de substrato a outros tantos sub-projetos que beneficiarão os municípios da Angra Doce.

Representando as Universidades a Professora Doutora da Unesp de Ourinhos, Fabiana Lopes da Cunha esteve presente e passou algumas informações técnicas sobre o projeto Angra Doce.

Travessa Vereador Abrahão Abujamra, 62
Centro - CEP:19.900-900 - Fone: (14) 3302-6000

© 2017 Prefeitura Municipal de Ourinhos - Todos os direitos reservados.

alc propaganda