Acesso à informação

Agência de Notícias da Prefeitura de Ourinhos

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZOU O I ENCONTRO DOS SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA DOS QUATRO CRASS

Assistência Social

Por Coordenadoria de Comunicação Social

Ourinhos, São Paulo

Quarta-feira, 22 de Junho de 2016

   

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na tarde terça-feira, 21, nas dependências do CRAS I (Centro de Referência de Assistência Social) o I Encontro dos Serviços de Convivência dos quatro CRASs do município.

O evento voltado aos idosos que teve como tema “Plantando Emoções” contou com a presença do presidente do Conselho Municipal do Idoso Elpídio Edson Ferraz e foi dividido em duas partes, sendo a primeira conduzida pela secretária municipal de Assistência Social Maria Aparecida Finotti Oliveira “Cidinha”, na qual proporcionou uma vivência aos presentes resultando na troca de experiências entre eles e a exposição de seus sentimentos, resgatando sua memória afetiva, fundamental para ao processo de desenvolvimento psicológico, de autoconhecimento e desenvolvimento de capacidades ao idoso.

“Nós pedimos para que cada um deles trouxesse a muda de uma planta que representasse algo para eles, algum sentimento, lembrança, enfim. Durante a vivência, em grupos, cada um pode explicar o motivo pelo qual escolheu aquela muda, ao que remete a planta e contou suas histórias. Depois disso eles trocaram as mudas entre si para que pudessem ser plantadas em suas casas, levando assim os bons sentimentos representados pelas plantas”, relatou Cidinha.

Neste encontro participaram os idosos do Projeto SCFV – “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Pessoa Idosa, Meio Ambiente e Cidadania” desenvolvido em parceria com a DUKE Energy e Secretaria M. de Meio Ambiente e Agricultura.

Num discurso emocionado, dona Maria de Lourdes Dutra Pereira relatou que a dinâmica a fez lembrar o esposo falecido recentemente. “Esta muda me fez lembrar o meu esposo que sempre cultivava plantas e que infelizmente faleceu há pouco tempo. É sempre bom lembrar dele!”.

Durante a atividade, dona Nilce Luiza Mangolini lembrou de sua mãe. “Isso relembra a minha infância e resgata as memórias que tenho da minha mãe que também cultivava essas plantas e que inclusive essa era uma de suas favoritas. Fiquei muito feliz em poder participar deste encontro e poder falar um pouco sobre minha mãe, uma pessoa que me orgulho até hoje e que se estivesse viva faria 102 anos”.

No segundo momento da atividade foi realizada uma confraternização entre os idosos, com um café da tarde e muita música.

Para a Secretária, proporcionar momentos como esse é de extrema importância para alavancar o convívio social dos idosos, espaço para trocas e compartilhar de experiências. “É uma alegria muito grande poder proporcionar atividades como esta aos nossos idosos, pois além de incentivá-los ao convívio social, resgate e significação de sentimentos, estimulamos a autonomia desses sujeitos de direitos, a troca de experiências e fortalecimento de vínculos”.

Os grupos de convivência com os idosos acontecem com frequência em todas as unidades dos CRASs com técnicos qualificados e tem como intuito orientá-los sobre os seus direitos, visando uma participação ativa e cidadã.

Travessa Vereador Abrahão Abujamra, 62
Centro - CEP:19.900-900 - Fone: (14) 3302-6000

© 2017 Prefeitura Municipal de Ourinhos - Todos os direitos reservados.

alc propaganda