SEMINÁRIO DO PROJETO ANGRA DOCE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE REPRESENTANTE DA ONU

Sexta-feira, 04 de Novembro de 2016

Aconteceu no dia 28 de outubro no auditório da AERO (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Ourinhos) o 7º Seminário do Projeto Angra Doce. Participaram autoridades de Ourinhos e região e do Estado do Paraná. O encontro contou com a presença da Drª Elizabeth Ryan representando a ONU (Organização das Nações Unidas).

Formaram a mesa de discussão a prefeita de Ourinhos Belkis Fernandes, o deputado federal Capitão Augusto Rosa, os prefeitos Geraldo Maurício Araújo de Ribeirão Claro-PR e Jairo da Costa de Tarumã-SP, Laércio Lauder, vice-prefeito eleito de Espírito Santo do Turvo, Sebastião de Souza, vice-prefeito eleito de Ipaussu, o secretário estadual de planejamento do Paraná, Cilênio Pessoa Junior e o presidente da Câmara Municipal de Ourinhos, vereador Roberto Tasca.

O diretor regional do SEBRAE Ourinhos, Wilson Nishimura, e a diretora internacional do Programa Cidades do Pacto Global da ONU, Drª Elizabeth Ryan, ministraram palestras.

"Batizei o projeto com o nome Angra Doce em razão das belezas naturais e vocação turística da região serem parecidas com Angra dos Reis. Este projeto agrega a preservação do meio ambiente, melhorias na infraestrutura das cidades e também em diversas outras áreas", destacou capitão Augusto.

"A presença da Elizabeth, representante da ONU, vinda diretamente da Austrália, consolida a importância do projeto Angra Doce. É importante ressaltar que nada teria acontecido se não fosse o esforço de um grande mediador, e o Capitão Augusto desempenhou muito bem este papel junto ao governo federal e aos organismos internacionais", frisou a prefeita de Ourinhos, Belkis Fernandes.

"Nós temos o privilégio de estar em uma região de um clima maravilhoso e em um dos lugares mais bonitos com águas cristalinas e represadas. São dois rios (Paranapanema e Itararé) sem poluição", lembrou Geraldo Maurício, prefeito de Ribeirão Claro.

"Estamos honrados em ter o Projeto Angra Doce reconhecido como Projeto Inovador do Programa Cidades do Pacto Global da ONU, onde procuramos aproximar os governos e a iniciativa privada promovendo ações comuns", salientou Elizabeth Ryan.

Angra Doce

O Projeto de Lei nº. 3031/2015, do Deputado Federal Capitão Augusto busca instituir a região de Angra Doce como Área Especial de Interesse Turístico, composta por vários municípios dos Estados de São Paulo e Paraná, como Chavantes, Ribeirão Claro, Carlópolis, Siqueira Campos, Ourinhos, Salto do Itararé, Tamburi, Ipaussu, Canitar, Fartura, Itaporanga, Piraju, Bernardino de Campos, Barão de Antonina, entre outros. A iniciativa visa resguardar a riqueza natural da região e ampliar o potencial de Turismo dos rios e represas que banham os municípios.

Programa Cidades do Pacto Global

O programa prevê a criação de uma rede multisetorial para o desenvolvimento sustentável, envolvendo entidades da sociedade civil, as diferentes instâncias governamentais, empresas públicas e privadas e organismos nacionais e internacionais de financiamento. O trabalho envolve, entre outras vertentes, a mobilização da sociedade para participar da discussão da agenda pública, a organização e qualificação de informações para subsidiar decisões e a busca de recursos para executar os projetos destinados a alcançar as metas definidas, tudo isso tendo como pano de fundo a sustentabilidade.