Acesso à informação

Agência de Notícias da Prefeitura de Ourinhos

OURINHOS PARTICIPA DO 9º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS

Educação

Por Coordenadoria de Comunicação Social

Ourinhos, São Paulo

Quinta-feira, 17 de Novembro de 2016

   

A Sala de Leitura da EMEF Prof. José Alves Martins participou, pela primeira vez do 9º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias – Biblioteca Viva, realizado dias 7, 8 e 9 de novembro, nas dependências da Secretaria da Pessoa com Deficiência – Memorial da América Latina, na cidade de São Paulo. A atividade “Desafio dos Ditados Populares” esteve entre as melhores práticas pedagógicas em Biblioteca Escolar, dentre as 116 experiências enviadas para avaliação do Conselho Curatorial do Seminário.

O Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias é uma das principais iniciativas do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura para inspirar, fortalecer e transformar em Centros de Referência Cultural as mais de 800 bibliotecas existentes nos 645 municípios paulistas. O evento é parte integrante de um conjunto de atividades do SisEB – Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo para a propagação do livro e do gosto pela leitura no Estado de São Paulo.

O Seminário Biblioteca Viva vem se consolidando anualmente desde 2008 e chega à sua 9ª edição apresentando uma programação baseada na crença de que a inspiração trazida por palestrantes, autores e convidados, brasileiros e internacionais é fundamental para ampliar as percepções dos gestores públicos e dos profissionais que atuam nas bibliotecas de São Paulo e de outros estados brasileiros.

Escritores como Ignácio de Loyola Brandão, Marina Colasanti foram protagonistas das palestras, debates e reflexões acerca da realidade das bibliotecas brasileiras e os retratos de leitura no país. As presenças das convidadas Juana Imelda Hernandez, da Guatemala e Geneviève Patte, do Centro Nacional do Livro para Crianças, da França explanaram temas como, “Biblioteca, um espaço onde tudo é possível”.

A partir deste fortalecimento individual, abrem-se oportunidades para desencadear ações transformadoras nas unidades escolares que interagem diretamente com o público de cada município, repercutindo na melhoria dos serviços prestados de modo a promover a construção de uma sociedade consciente de seus valores individuais e coletivos.

Tendo o livro, a leitura e a literatura como ponto de referência, nossas Salas de Leitura podem se transformar em ambientes que reúnem um imenso potencial para promover a interligação das diferentes correntes da nossa cultura.

A Biblioteca Viva que aspiramos necessita ouvir, refletir, debater, acolher, registrar e promover a circulação de ideias. Para tanto, precisa se fortalecer continuamente para transformar a paisagem cultural de suas comunidades e essa transformação se inicia com pessoas. Começa em cada um de nós que estamos em busca de inspiração e de mais conhecimento para exercer a nossa vocação.

São os pequenos movimentos do cotidiano, empreendidos pelos mediadores de leitura que integram as equipes das nossas bibliotecas, que fazem circular o espírito criativo entre profissionais e usuários, facilitando a fruição literária e o acesso à informação qualificada para acompanhar as mudanças do nosso tempo, em meio a espaços convidativos dotados de uma ampla agenda cultural com música, cinema, dança, arte, cursos, palestras, oficinas.

Bibliotecas são espaços vivos, dinâmicos e direito de todos os brasileiros, dessa forma, compartilhe essa ideia junte-se a essa causa, somente assim, podemos transcender as paredes da biblioteca e interagir com a comunidade do entorno, atraindo aqueles que desconhecem a importância dos serviços oferecidos por uma Biblioteca Viva! Incentive a participação da comunidade para a construção da Biblioteca que merecemos, amamos e queremos, saia em busca de sua própria biblioteca!

Faça parte do nosso movimento #euamobibliotecaeuquero, participe. Confira nossas dicas em: https://www.facebook.com/saladeleituraprofjosealvesmartins

 

Travessa Vereador Abrahão Abujamra, 62
Centro - CEP:19.900-900 - Fone: (14) 3302-6000

© 2017 Prefeitura Municipal de Ourinhos - Todos os direitos reservados.

alc propaganda