Desconto do IPTU de Ourinhos está entre os maiores da região

Planejamento e Finanças

Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2017

O desconto de 10% no pagamento integral á vista do IPTU de Ourinhos segue a média regional e é um dos maiores entre mais de dez cidades analisadas. Em Santa Cruz do Rio Pardo, por exemplo, o imposto subiu 25% e o contribuinte não terá abatimento algum, mesmo se quitar todo o carnê. Nas cidades de Ipaussu e Marília os descontos serão de apenas 5%. E praticamente todos os municípios que compõem a UMMES (União dos Municípios da Média Sorocabana), incluindo Ourinhos, seguem a margem de 10%.

O IPTU de Ourinhos não sofreu aumento, apenas foi corrigido pela inflação medida pelo INPC de 9,15% (período de setembro de 2015 a outubro de 2016). O reajuste é obrigatório para não caracterizar renúncia de receita. A renúncia de receita é vedada conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal 101/2000, paragrafo 1º do Artigo 14.

O número de parcelas foi reduzido de 12 para 11, pelo fato da antiga gestão não ter feito a confecção dos carnês, o que era de sua responsabilidade, gerando um atraso na entrega do IPTU, que só chegou neste mês de fevereiro às residências, o que impossibilita a concessão de pagamento em 12 parcelas.

Os contribuintes que receberam os carnês do IPTU já podem pagar o valor total do tributo à vista com desconto de 10% mesmo antes do vencimento. Os Correios finalizam esta semana a entrega dos 52 mil documentos.

O imposto também pode ser pago no vencimento. São cinco datas diferentes; 22, 23, 24, 27 e 28, de acordo com o grupo imobiliário em que cada contribuinte está inserido. O valor total também pode ser parcelado em 11 vezes.

O IPTU pode ser pago em todas as agências bancárias conveniadas, Casas Lotéricas, Correspondentes bancários, Terminais de Auto Atendimento, internet banking e demais serviços eletrônicos nas agências conveniadas.

Quem tiver dúvida pode acessar o site www.ourinhos.sp.gov.br/iptu, lá é possível verificar como é feito o cálculo do IPTU e respectivas alíquotas, consultar os grupos de vencimento e bancos conveniados. No mesmo endereço é possível requerer a 2ª via do carnê, pesquisa de débitos, emitir certidões, entre outros serviços.

MUNICÍPIOS E OS DESCONTOS NO IPTU À VISTA

Santa Cruz do Rio Pardo – 0%