Acesso à informação

Agência de Notícias da Prefeitura de Ourinhos

Atendidos pelo Centro Pop estão mais envolvidos com os projetos sociais

Assistência Social

Por Coordenadoria de Comunicação Social

Ourinhos, São Paulo

Quinta-feira, 02 de Março de 2017

   

A remodelação do Centro Pop, determinada pelo Prefeito Lucas Pocay, tem gerado um envolvimento maior dos atendidos pela proposta de reinserção social. Isso porque a implantação de projetos e novas parcerias têm criado oportunidades atrativas para as pessoas em situação de rua, que antes ficavam ociosos no local.

São diversas melhorias que estão sendo feitas, desde as questões estruturais do prédio até a implementação de oficinas ocupacionais que podem se transformar em fonte de renda para os atendidos. O Secretário de Assistência Social, Felipe Pereira Ramos, acredita que a reformulação do Centro Pop vem para mostrar uma nova política de assistência social.

Não basta colocá-los ali, é preciso criar oportunidades e ocupar o tempo deles para que eles possam sair dali visando um outro meio de vida. A proposta do Prefeito com as mudanças é exatamente essa: tirar da condição de rua e oferecer uma mudança de vida. E o mais importante de tudo isso é que está dando certo, pois através dessas ações, temos percebido que eles estão empolgados em nos ajudar, em participar, isso demonstra o interesse deles de quererem uma nova condição”, afirma o secretário.

A coordenadora do Centro Pop, Renata Motta de Campos, conta que na parte estrutural foi instalado um portão principal, que controlará a entrada e a saída das pessoas atendidas, evitando que os usuários ocupem a praça em frente à unidade e perambulem pelas ruas. A quadra do Centro Pop está sendo reformada para oferecer melhor condição de uso. O telhado também passa por um processo de troca de telhas para por fim as goteiras.

Todo o mato foi roçado e o terreno foi nivelado para a implantação de uma horta e galinheiro. Ambos os projetos servirão para ensinar novas atividades aos atendidos, além de oportunidade para geração de renda.

Neste contexto, também haverá cursos profissionalizantes, como de pintura e artesanato, que tem como objetivo criar oportunidade de fonte de renda para essas pessoas em situação de rua. “Fechamos diversas parcerias benéficas aos atendidos, como por exemplo, a assessoria do curso de agronegócio da FATEC para o cuidado com a horta, os estagiários de psicologia na parceria com a FIO para agilizar os atendimentos, além da própria Prefeitura empenhada através das Secretarias nos ajudando a implementar mais rápido os projetos. Tudo isso é extremamente importante para o resultado final”, conta Renata.

Também há outros projetos que deverão entrar em ação nos próximos meses, de acordo com Renata, que é a criação de um departamento de Recursos Humanos para produção de um banco de dados de currículos para encaminhá-los para o mercado de trabalho e outro de inclusão social, onde os alimentos produzidos na horta são vendidos para que eles aprendam a criar sua própria renda. A intenção é que até o final de março toda a remodelação esteja devidamente concluída. O Centro Pop, funciona na Vila São Luiz e atualmente atende cerca de 40 moradores de rua por dia, oferecendo alimentação, serviços de higiene e de regularização de documentos.

 

Travessa Vereador Abrahão Abujamra, 62
Centro - CEP:19.900-900 - Fone: (14) 3302-6000

© 2017 Prefeitura Municipal de Ourinhos - Todos os direitos reservados.

alc propaganda