Novos Agentes de Combate a Endemias recebem treinamento

Segunda-feira, 13 de Março de 2017

Os 30 agentes de combate a endemias convocados pelo Prefeito Lucas Pocay para intensificar os trabalhos de combate à dengue iniciaram quinta-feira (09), na Secretaria Municipal de Saúde o curso introdutório, com teorias e ensinamentos essenciais para exercerem a função.

Os servidores passaram em concurso público e a relação dos convocados foi publicada no Diário Oficial do Município.

O curso preparatório tem duração de uma semana. O agente de combate a endemias atua no combate a doenças epidêmicas realizando a pesquisa larvária em imóveis, aplicando larvicida, entre outras funções sob orientação técnica. O agente também coleta exemplos de vetores em armadilhas para o envio de amostras a SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias), verifica denuncias, faz visitas domiciliares dentre outras atribuições.

É importante frisar que os agentes de combate a endemias sempre atuam devidamente uniformizados e identificados por crachás, para evitar qualquer tipo de receio por parte da população. Ele também está apto para esclarecer sobre questões relacionadas à saúde e doenças. Antes os agentes eram contratos por meio de processo seletivo que tinham prazo determinado para vigência, assim todo o trabalho de capacitação feito era perdido pois ao fim do contrato o agente tinha de ser mandado embora, hoje eles estão entrando como concursados, serão treinados e efetivos funcionários da Prefeitura”, salienta a Secretária de Sáude Cássia Palhas.