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Agência de Notícias da Prefeitura de Ourinhos

Professores do município recebem formação para adequação ao sistema SESI

Educação

Por Coordenadoria de Comunicação Social

Ourinhos, São Paulo

Quinta-feira, 16 de Março de 2017

   

Os 280 professores do ensino fundamental da rede municipal receberam terça-feira (14), no bloco 3 da faculdade Estácio de Sá, o 1º curso de formação do SESI. Ao todo, 13 especialistas de todo o Estado vieram a Ourinhos para orientar os docentes sobre os métodos de ensino e disciplinas específicas que, a partir do segundo bimestre, começam a ser aplicadas para os 7 mil estudantes de Ourinhos.

O material didático está previsto para chegar no final do mês de março. A implantação do sistema SESI de ensino nas escolas da rede municipal foi anunciada no início do mês de fevereiro pelo Prefeito Lucas Pocay. Segundo a secretaria municipal de Educação, ao logo do ano os professores, diretores e coordenadores do ensino fundamental terão quatro cursos de formação. Eles serão orientados em relação aos processos de avaliação, bem como os simulados referentes às avaliações nacionais da Prova Brasil e Enem.

O sistema SESI permite a formação integral dos alunos por meio de uma proposta que prioriza o desenvolvimento de competências para ingresso nas universidades e no mercado de trabalho, mas que também contribui para desenvolver no estudante a capacidade de buscar soluções inovadoras para construção de uma sociedade melhor”, ressalta Lucas Pocay.

Segundo Wilson Rosa Filho, secretário municipal de Educação, a qualidade da formação dos professores atrelada ao material didático surtirá, sem dúvida, um resultado positivo na vida de cada estudante.

Todo sistema de ensino novo tem que ser apresentado de uma forma concreta para que o professor possa ter tranquilidade para desenvolver o trabalho em sala de aula. O Prefeito Lucas Pocay é o principal incentivador para que tudo isso fosse viabilizado e desde que apresentamos a proposta do SESI ele esteve de braços abertos para conduzir de forma produtiva tudo isso aqui”, fala.

“Sabemos da competência e comprometimento de todos esses professores da rede municipal e temos certeza que agregado ao sistema SESI teremos um excelente resultado”, ressalta.

O supervisor técnico educacional do sistema SESI de ensino, Laor Fernandes de Oliveira, conta que os professores do ensino fundamental I foram divididos por ano e o ensino fundamental II por componentes curriculares.

O formador vem para tratar de especificidades do educador para que o sistema seja implantado de forma colaborativa. Essas formações acontecem quatro vezes ao ano, primeiro como apresentação, depois um estudo do currículo pedagógico, em terceiro o material e por último, uma discussão das avaliações práticas do material. O material SESI não é uma apostila, mas sim uma sequência didática que é apresentada de forma prática para ser discutida com os professores a realidade da sala de aula”, explica.

ESTRUTURA - Atualmente o SESI possui 162 escolas distribuídas em 112 municípios do Estado de São Paulo, com 90.531 estudantes matriculados, sendo 27.940 em regime integral. A parceria estabelecida com Ourinhos também existe em outros 23 municípios.

O SESI de Ourinhos oferece ainda uma estrutura esportiva e de recreação, com piscina, quadras, campo de futebol, ginásios, academia, entre outras atividades. De acordo com o projeto aprovado, existe a possibilidade de um convênio para que os estudantes da rede municipal também possam usufruir de tais benefícios.

DIDÁTICA - De acordo com a direção do SESI São Paulo, o material didático fornecido permite ao estudante desenvolver habilidades e competências por meio dos conteúdos curriculares, que lhe proporciona ser pesquisador e construtor de seu saber, transcendendo a mera memorização de conceitos.

Ao educador, o sistema oportuniza ser autor de sua própria prática a partir de suas pesquisas e da ampliação das propostas que o material didático oferece. Na prática educativa do sistema SESI de ensino, o professor propõe ações que desvelam os conhecimentos prévios dos alunos para tomar a decisão quanto à forma de organizar uma situação didática que efetivamente promova a aprendizagem.

 

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