Meio Ambiente cede espaço no Parque Olavo Ferreira de Sá para realização de curso de artesanato em taboa

Meio Ambiente e Agricultura

Quarta-feira, 22 de Março de 2017

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Sustentável cedeu o Espaço de Educação Ambiental localizado no Parque de Exposição Olavo Ferreira de Sá (recinto da FAPI) para realização do curso de Artesanato em taboa que ocorreu entre os dias 14 e 17 de março.

As aulas foram promovidas através da parceria entre o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sindicato Rural e Prefeitura de Ourinhos.

Foram 20 vagas oferecidas para pessoas a partir de 16 anos. O curso teve nove horas de duração. Quem comandou a turma foi o professor Donizetti Pinto Ribeiro.

Chapéus, bolsas, esteiras, chinelos e assentos de cadeira são alguns dos artigos produzidos por meio da taboa. Ribeiro explica que o artesanato utilizando a taboa - planta encontrada em brejos, rios e açudes de várias partes do Brasil - é ecologicamente correto devido ao controle da vegetação, além de ser uma possibilidade de geração de renda.

"O curso demonstra como utilizar a planta por meio da técnica de retirada de folhas, secagem, utilização e preparação das fibras e de trançados", explica.