Prefeitura de Ourinhos lança projeto de VLT para melhorar mobilidade urbana

Diretoria de Trânsito e transportes concedidos

Sexta-feira, 28 de Abril de 2017

O Prefeito Lucas Pocay de Ourinhos-SP e representante da concessionária Rumo se reuniram na tarde de quarta-feira (27) para tratar sobre o projeto de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), elaborado pelo Município para beneficiar a sociedade com um moderno sistema de transporte público de pessoas. Empresa e poder público começaram a trabalhar juntos com o objetivo de encontrar um futuro sustentável para a ferrovia na região.

Segundo o projeto, o VLT vai funcionar no trecho da ferrovia que se encontra sem operação de transporte de cargas.

Agradeço a empresa Rumo que sempre me recebeu para discutir as melhoras no convívio da ferrovia com a cidade e por receber com toda atenção o projeto da cidade de instalar o transporte leve sobre trilhos – o VLT, que utilizará a estrutura existente da ferrovia administrada pela Rumo que, se não há viabilidade para transportar carga, pode beneficiar as cidades onde passa, como é o caso de Ourinhos”, afirmou o Prefeito Lucas Pocay.

Atualmente, a Rumo já vem negociando com o governo federal, por meio da Agência Reguladora, um pacote de investimentos para suas quatro concessionárias (malhas Sul, Paulista, Norte e Oeste). Esse plano tem como foco, a curto prazo, a segurança e o aumento da eficiência operacional; a longo prazo, o aumento de capacidade e volume. Assim que iniciada as conversas sobre a renovação da concessão da Malha Sul, onde está inserido o trecho ferroviário de Ourinhos, será possível detalhar com mais precisão a funcionalidade do VLT na cidade.

Venho acompanhando as discussões sobre as renovações das concessões, especialmente a renovação da Malha Paulista que será a primeira entre muitas previstas pelo Governo Federal na área de infraestrutura. A renovação, pelo modelo que estão criando com a renovação da Malha Paulista, permitirá discutir os fundamentais investimentos na ferrovia, tais como o contorno ferroviário de Ourinhos que possui projeto de engenharia aprovado pelo Governo Federal, mas que não há recurso no orçamento para ter a obra executada”, disse o prefeito.

Maior operadora ferroviária do País, a Rumo vem realizando um trabalho de revitalização e expansão logística de grande impacto em sua rede, que totaliza mais de 12 mil quilômetros de ferrovia. Esse processo vem desde a fusão com a ALL, concluída em abril de 2015.

Esse turnaround está aumentando a segurança para funcionários e comunidades no entorno da ferrovia, criando novos empregos e gerando desenvolvimento para o Brasil, garantindo o escoamento da safra agrícola e colaborando de forma positiva para a balança comercial nacional.