Prefeitura e Bombeiros lançam projeto “Brasinha” de educação preventiva

Terça-feira, 23 de Maio de 2017

A Secretaria Municipal de Educação em parceria ao Corpo de Bombeiros lançou na manhã de sexta-feira (19), na Emei Judith Leonis Villas Boas o projeto “Brasinha” de educação preventiva infantil. A ação consiste em promover palestras sobre primeiros socorros, cuidados básicos e prevenções a acidentes para alunos da rede municipal de ensino.

O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Wilson Moraes, o Presidente da Câmara Municipal, Alexandre Dauage; o Sargento Luiz Araújo do Corpo de Bombeiros, junto a sua equipe; a diretora da escola, Elizabete Alves Pires, além de professores, pais e alunos.

A equipe dos Bombeiros fez uma apresentação sobre o material de uso profissional. Em homenagem a eles, os alunos da educação infantil cantaram uma música com a letra sobre como proceder em situações de emergência.

A estudante Rafaele dos Santos foi a oradora da turma. Com apenas cinco anos, ela leu uma mensagem de homenagem aos bombeiros. A aluna se diz empolgada para o início das atividades e conta que já sabe algumas prevenções importantes contra acidentes.

“Um bombeiro é aquele que apaga incêndio, resgata animais em perigo e pessoas que estão se afogando nos rios. Nós, crianças, precisamos saber que antes de chamá-los, nós podemos fazer algumas coisas para prevenir, como não mexer no fogão porque podemos nos queimar, evitar ficar na beira do rio porque podemos nos afogar e também sabermos usar o telefone para discar o número do bombeiro caso haja uma situação de emergência”, exemplifica.

O secretário Wilson Moraes ressalta que o projeto tem como objetivo oferecer conhecimento aos alunos também fora da sala de aula. “O trabalho extracurricular é uma preocupação da secretaria. Queremos que a escola saia dos muros do recinto e vá para a comunidade, porque a escola pertence à comunidade. Isso é distribuir conhecimento através das crianças”, ressalta.

O sargento Luiz Araújo explica que através de palestras e visitas ao quartel, o Brasinha visa ensinar as crianças as ações básicas de primeiros socorros, os cuidados de prevenção para evitar acidentes domésticos, além de princípios e valores.

“Nós vamos às escolas três vezes ao mês e na quarta semana somos nós que recebemos a visita das crianças no quartel. Essa é uma semente que estamos plantando. Geralmente crianças são curiosas e gostam bastante do trabalho do bombeiro devido a aventura. Então, acreditamos que esse é um excelente caminho para levar conhecimento e informações importantes de prevenção”, ressalta.

A diretora Elizabete Alves Pires diz que parcerias como essa entre a Educação e o Corpo de Bombeiros além de serem educativas para as crianças, também colabora no papel como cidadão dos alunos.

“A educação prima pelo desenvolvimento integral da criança. Essa iniciativa é importante para impactar esses pequenos para que se conscientizem de cuidados básicos com fogo, tomada, panela, água fervendo. Para que criem uma mentalidade preventiva”, afirma.

O presidente da Câmara, Alexandre Dauage, vê como fundamental o incentivo do trabalho preventivo a acidentes desde cedo. “Esta é uma iniciativa importantíssima, pois são essas crianças que irão disseminar o que aprenderão nessas palestras”, avalia.