Acesso à informação

Agência de Notícias da Prefeitura de Ourinhos

Prefeitura faz o plantio de 300 árvores no Jardim das Paineiras

Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Por Coordenadoria de Comunicação Social

Ourinhos, São Paulo

Quinta-feira, 03 de Agosto de 2017

   

Dois terrenos pertencentes ao município de Ourinhos receberam na manhã de terça-feira (01) o plantio de 300 mudas nativas, na estreia do projeto de arborização lançado pela Prefeitura, que tem o objetivo de zerar o passivo ambiental de 165 mil árvores. A ação desenvolvida pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Sustentável teve parceria da Secretaria da Assistência Social, que levou idosos do CRAS I para participar da atividade. O objetivo, segundo o Prefeito Lucas Pocay é arborizar todas as áreas públicas que estejam aptas ao plantio.

"Temos um passivo ambiental muito grande. Isso é preocupante não só por deixar de proporcionar os benefícios do meio ambiente, mas pelo fato de impossibilitar verbas governamentais para investirmos na sustentabilidade do município. Esperamos fazer plantios em todas as regiões, principalmente nos bairros pouco arborizados. Será uma ação contínua e durante todo nosso mandato vamos plantar árvores para que a cidade fique cada vez mais bonita”, declara Lucas Pocay.

O Secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Sérgio Gaspar ressalta que a ação promove outros benefícios aos moradores dos bairros.

Antes de plantar as mudas nós limpamos os terrenos. Aqui onde estamos plantando hoje (segunda, 01) havia muito entulho. Agora está repleto de árvores. Os moradores pediram para eu agradecer o prefeito e pedir ao Lucas que leve esse projeto para a cidade toda”, informa.

O Secretário Adjunto Maurício Amorosini, informa que Ourinhos possui cerca de 250 áreas verdes que estão sob análise para identificar a possibilidade de se executar o plantio e quais espécies podem ser inseridas.

A ação no Jardim das Paineiras teve apoio dos assistidos pelo CRAS I, integrantes do Projeto Idoso, Meio Ambiente e Cidadania.

Os idosos participam de grupos de convivência no CRAS e alguns deles integram o grupo de plantio. Essas ações provocam série de benefícios como o aumento da sociabilidade, prevenção da vulnerabilidade, prevenção de riscos de isolamento social. A proposta é tirá-los do isolamento parta participar das atividades em grupo e se divertirem”, explica Mariana de Oliveira, psicóloga do CRAS I.

Um dos idosos que participou da ação foi o aposentado Nelson Dias Medrado, de 80 anos, participante das atividades do CRAS I.

Se Deus não quiser não tem nada feito. Com força e saúde construímos o necessário. Acho muito bom essa atividade, distrai a gente e convivemos com amigos”, diz.

Os benefícios, segundo o Secretário da Assistência Social Felipe Ramos, não ficam restritos ao grupo de idosos, mas se estendem a toda a comunidade.

Esse é o caminho, trabalhar com o envolvimento da população para a melhoria de nossa cidade. O plantio de árvores trabalha questões sociais e ambientais juntas. E isso será levado para outros bairros do município”, diz.

A vereadora Raquel Spada também elogiou a ação da prefeitura.

Estou contente de ver todos reunidos aqui para o plantio. Conquistas e melhorias em nossa cidade são de suma importância. Nosso prefeito está investi do em áreas verdes e a cidade já está com um novo rumo, vejo muito a beleza, praças limpas. Esse projeto com os idosos, gostaria de parabenizar. Ourinhos só tende a crescer”, afirma.

Participaram do plantio também o vereador Anísio Felicetti e o Secretário Municipal de Comunicação Felipe Chamorro.

 

Travessa Vereador Abrahão Abujamra, 62
Centro - CEP:19.900-900 - Fone: (14) 3302-6000

© 2017 Prefeitura Municipal de Ourinhos - Todos os direitos reservados.

alc propaganda