Prefeito Lucas Pocay implanta merenda de qualidade com acompanhamento nutricional para 20 mil alunos

Sexta-feira, 11 de Agosto de 2017

A Secretaria Municipal de Educação, atendendo determinação do Prefeito Lucas Pocay implantou merenda de qualidade com acompanhamento nutricional em toda a rede de creches e escolas de ensino infantil e fundamental, beneficiando 10.759 estudantes. Quem estuda em escola estadual também será beneficiado pela medida, já que a merenda de todas as escolas é fornecida pela prefeitura. Dessa forma cerca de 20 mil estudantes passam a receber alimentos com cardápio variado e balanceado em Ourinhos.

A equipe de nutricionistas formada por Marília Máximo, Camila Marques, Bruna Forteza, Raphaela Scucato, Rudson Trentim, Adriana Suehiro e Silvana Ferreira elaboram o cardápio que é enviado mensalmente a todas as escolas, atendendo alunos dos seis meses até 17 anos e também adultos alunos do EJA. A equipe acompanha desde a chegada do alimento na escola, fiscalizando toda entrega, checando a temperatura, qualidade, peso, condições do caminhão e até do motorista.

De acordo com a nutricionista chefe do Setor de Nutrição Marília Máximo, a alimentação dos alunos segue um cardápio completo composto de frutas, verduras, legumes, arroz, feijão, carne, ovos. Além disso, os nutricionistas visitam as escolas, acompanham a preparação do cardápio e realizam treinamentos junto às cozinheiras.

Nós elaboramos o cálculo da demanda de alimentos para cada escola, testamos a aceitação de determinado alimento e também elaboramos cardápios específicos quando o aluno é portador de alguma necessidade especial de alimentação, como é o caso dos celíacos, que não podem comer glúten, ou intolerantes à lactose. Esse atendimento é realizado de forma que se sintam incluídos dentro do programa de alimentação escolar. Também fazemos com que a própria criança se sirva, estimulando o aprendizado e consciência do alimento” explica.

Cerca de 30% dos produtos fornecidos as escolas do município são da agricultura familiar. A inserção dos produtos da agricultura familiar no cardápio da merenda escolar faz parte de um programa do Governo Federal, sendo que o recurso utilizado é proveniente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Todas as necessidades nutricionais dos estudantes são supridas e estão de acordo com a legislação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que preconiza toda a oferta de nutrientes durante o período escolar, de acordo com o tempo em que o aluno fica na escola, ou seja, alunos que permanecem em período parcial na escola recebem uma refeição, enquanto o aluno que fica na escola em período integral recebe três refeições.

Também são prioridades para o Setor de Nutrição, o estado de conservação de utensílios de cozinha e equipamentos. Já foi feita a aquisição de 600 pratos de vidro, substituindo os de plástico que ainda restavam e adequando a demanda. Essa foi uma aquisição importante, pois com o aumento da demanda e as normas de higiene, os pratos de plásticos não eram adequados.” completa a Nutricionista.