Acesso à informação

Agência de Notícias da Prefeitura de Ourinhos

Prefeito Lucas Pocay implanta merenda de qualidade com acompanhamento nutricional para 20 mil alunos

Educação

Por Coordenadoria de Comunicação Social

Ourinhos, São Paulo

Sexta-feira, 11 de Agosto de 2017

   

A Secretaria Municipal de Educação, atendendo determinação do Prefeito Lucas Pocay implantou merenda de qualidade com acompanhamento nutricional em toda a rede de creches e escolas de ensino infantil e fundamental, beneficiando 10.759 estudantes. Quem estuda em escola estadual também será beneficiado pela medida, já que a merenda de todas as escolas é fornecida pela prefeitura. Dessa forma cerca de 20 mil estudantes passam a receber alimentos com cardápio variado e balanceado em Ourinhos.

A equipe de nutricionistas formada por Marília Máximo, Camila Marques, Bruna Forteza, Raphaela Scucato, Rudson Trentim, Adriana Suehiro e Silvana Ferreira elaboram o cardápio que é enviado mensalmente a todas as escolas, atendendo alunos dos seis meses até 17 anos e também adultos alunos do EJA. A equipe acompanha desde a chegada do alimento na escola, fiscalizando toda entrega, checando a temperatura, qualidade, peso, condições do caminhão e até do motorista.

De acordo com a nutricionista chefe do Setor de Nutrição Marília Máximo, a alimentação dos alunos segue um cardápio completo composto de frutas, verduras, legumes, arroz, feijão, carne, ovos. Além disso, os nutricionistas visitam as escolas, acompanham a preparação do cardápio e realizam treinamentos junto às cozinheiras.

Nós elaboramos o cálculo da demanda de alimentos para cada escola, testamos a aceitação de determinado alimento e também elaboramos cardápios específicos quando o aluno é portador de alguma necessidade especial de alimentação, como é o caso dos celíacos, que não podem comer glúten, ou intolerantes à lactose. Esse atendimento é realizado de forma que se sintam incluídos dentro do programa de alimentação escolar. Também fazemos com que a própria criança se sirva, estimulando o aprendizado e consciência do alimento” explica.

Cerca de 30% dos produtos fornecidos as escolas do município são da agricultura familiar. A inserção dos produtos da agricultura familiar no cardápio da merenda escolar faz parte de um programa do Governo Federal, sendo que o recurso utilizado é proveniente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Todas as necessidades nutricionais dos estudantes são supridas e estão de acordo com a legislação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que preconiza toda a oferta de nutrientes durante o período escolar, de acordo com o tempo em que o aluno fica na escola, ou seja, alunos que permanecem em período parcial na escola recebem uma refeição, enquanto o aluno que fica na escola em período integral recebe três refeições.

Também são prioridades para o Setor de Nutrição, o estado de conservação de utensílios de cozinha e equipamentos. Já foi feita a aquisição de 600 pratos de vidro, substituindo os de plástico que ainda restavam e adequando a demanda. Essa foi uma aquisição importante, pois com o aumento da demanda e as normas de higiene, os pratos de plásticos não eram adequados.” completa a Nutricionista.

 

Travessa Vereador Abrahão Abujamra, 62
Centro - CEP:19.900-900 - Fone: (14) 3302-6000

© 2017 Prefeitura Municipal de Ourinhos - Todos os direitos reservados.

alc propaganda