Acesso à informação

Agência de Notícias da Prefeitura de Ourinhos

Professores da rede municipal recebem treinamento pedagógico

Educação

Por Coordenadoria de Comunicação Social

Ourinhos, São Paulo

Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017

   

A Secretaria Municipal da Educação organizou quinta-feira (17/08) para cerca de 400 professores das NEIs, Emeis e do 1º ano das Emefs um treinamento pedagógico com a especialista em ensino infantil Regina Shudo, educadora com mais de 30 anos de experiência e centenas de cursos e palestras promovidas no Brasil e exterior.

Durante o encontro com três horas de duração no Teatro Municipal Miguel Cury, Regina abordou as principais dificuldades encontradas no desenvolvimento do ensino e os métodos lúdicos que podem ser empregados para um melhor processo de alfabetização das crianças.

Dados apresentados pela educadora revelam que o Brasil possui 12 milhões de analfabetos e que uma em cada cinco pessoas é considerada analfabeta funcional (sabe ler, mas é incapaz de compreender textos simples).

Segundo ela, é muito cedo para apontar culpados. O que se sabe é que cada vez mais a escola vem assumindo o papel de além de ensinar, também educar as crianças, o que até então era de responsabilidade dos pais. No entanto, segundo Regina, outros fatores contribuem para a alfabetização precária do país.

Algumas famílias preferem o filho trabalhando do que estudando. Há lares desfeitos, com crianças mal tratadas ou abandonadas. No Brasil, o investimento na formação do professor ainda é deficitário. Com o piso que ganha não consegue aplicar em estudos. O município não pode investir ainda mais em formação porque o professor está em sala de aula”, relata a educadora.

Para sanar o problema, Regina enumera algumas soluções. O curso superior de pedagogia precisa ser repensado, por exemplo. “Quando elas se formam em pedagogia só há um semestre de estudo da língua portuguesa e metodologia de ensino, é muito pouco. Todos os estudos mostram que quanto mais investimentos na formação dos professores, melhores são os resultados lá na frente”, diz.

Em relação aos métodos de alfabetização, Regina sugere que quanto mais brincadeiras que levem a criança a interagir com o mundo das palavras, melhor será a percepção do mundo e a interação com as pessoas. Para isso, é preciso que os professores leiam mais em sala de aula, estimulem brincadeiras que utilizem as palavras, como jograis e canções populares. No entanto, diz Regina, a participação dos pais em todo esse processo é fundamental. Dentro de casa a criança precisa se sentir acolhida e incentivada, não deixadas aos cuidados das TVs ou celulares.

Para o Secretário Municipal da Educação Wilson de Moraes Filho, a palestra foi de extrema importância para o aprimoramento dos professores da rede.

Todos esses treinamentos fazem parte do plano de governo do Prefeito Lucas Pocay. Vamos trazer especialistas em diversas áreas para que a gente possa melhorar aquilo que a gente já faz muito bem. Temos um corpo docente excelente”, diz Wilson.

O Secretário elogiou os conceitos passados pela educadora. Ele concorda que atualmente o ensino é muito voltado à alfabetização, deixando de lado o brincar orientado para a aprendizagem.

O que ela demonstra pra gente é que as crianças passam muito mais tempo dentro das escolas. Temos que desenvolver mais, por exemplo, a contação de história, o que antes era feito pelos pais. Temos que ter essas técnicas com clareza para que as crianças desenvolvam seus aspectos cognitivos. Acredito que o eixo estruturante do ser humano é a educação infantil. É onde aprendemos a ler, escrever. Tudo isso serve para interagirmos com o mundo em que vivemos”, afirma.

 

Travessa Vereador Abrahão Abujamra, 62
Centro - CEP:19.900-900 - Fone: (14) 3302-6000

© 2017 Prefeitura Municipal de Ourinhos - Todos os direitos reservados.

alc propaganda