Acesso à informação

Agência de Notícias da Prefeitura de Ourinhos

Secretários municipais apresentam projetos para o orçamento estadual de 2018

Administração

Por Coordenadoria de Comunicação Social

Ourinhos, São Paulo

Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017

   

Os Secretários municipais apresentaram na manhã de segunda-feira (18) em audiência pública na Câmara os projetos que pretendem implantar em Ourinhos a partir do ano que vem e que podem ser inseridos no Orçamento do Governo do Estado. Promovida pela ALESP (Assembleia Legislativa Estadual), a reunião foi presidida pelo Deputado Estadual Wellington Moura (PRB), também presidente em exercício da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia, e contou com a presença dos Deputados Estaduais, Fernando Cury e Enio Tatto.

Ourinhos foi uma das 25 cidades escolhidas para sediar o evento, que não ocorria há cinco anos na cidade. A Secretária Municipal de Saúde, Cássia Palhas, participou representando o Prefeito Lucas Pocay e apresentou a necessidade de repasse de verba para manutenção do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Apesar de os serviços serem mantidos em parceria com o Estado, a verba não é repassada, onerando o município. Também foi solicitado um incremento de verba estadual para melhorar o atendimento nas unidades básicas de saúde.

"Este é um momento muito importante de união e força. Temos que agradecer ao Deputado Wellington Moura, e aos Deputados Fernando Cury e Enio Tatto pela presença e disposição. Como eles mesmos disseram hoje, esta é uma grande oportunidade de apresentarmos nossas necessidades e sermos ouvidos", fala Cássia.

Além dos Secretários municipais, a população, representantes de entidades sociais, organizações civis e instituições em geral tiveram três minutos reservado em plenário para sugerir aos Deputados Estaduais investimentos e melhorias.

O Secretário Municipal de Esportes, Danilo Ferreira, também participou da audiência e solicitou verba para a construção de um novo ginásio de esportes, já que o prédio onde funciona o "Monstrinho" é antigo. Também solicitou uma cobertura para o complexo aquático, além de um financiamento com ajuda do Governo do Estado para implantação de um projeto esportivo para pessoas com deficiência.

"O Prefeito Lucas Pocay quer que Ourinhos seja referência no esporte inclusivo. E este é um projeto que queremos dar andamento logo, inclusive temos uma reunião agendada com a AADF e a APAE para adiantar alguns detalhes", fala.

O Secretário Municipal de Assistência Social, Felipe Pereira Ramos, solicitou verba para construção de um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) no Jardim Itamaraty e a reabertura do convênio entre a Prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Social para a construção do CDI (Centro Dia do Idoso).

"Isso será de fundamental importância uma vez que a população idosa tem aumentado dia a dia demandando do Poder Público a oferta de serviços que atenda as necessidades específicas decorrentes do processo de envelhecimento, prevenindo o isolamento, e abandono”, fala.

O presidente da Câmara, Alexandre Dauage, comemorou a participação popular na audiência e acredita que através dessas iniciativas Ourinhos ganha cada vez mais destaque e força política.

"O Prefeito Lucas Pocay tem realizado diversas ações para colocar Ourinhos em evidência, inclusive já tendo recebido esses Deputados presentes aqui, em que eles demonstraram total apoio às necessidades da nossa cidade. Junto com a Câmara, este trabalho continua. Desta vez, a oportunidade foi de sediar entre mais de 600 cidades esta audiência pública em que todas as pessoas tiveram voz para expor as demandas do nosso município. Foi uma manhã muito produtiva", avalia.

As sugestões apresentadas foram registradas pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa e podem se tornar emendas parlamentares.

"Se os pedidos forem aprovados pelo plenário da ALESP, conseguiremos contribuir na distribuição dos recursos do orçamento do Estado, melhorando a qualidade de vida de nossa população. Todos os cidadãos e organizações sociais podem participar e poderão ajudar a melhorar as prioridades na destinação dos recursos públicos do Estado. Nossa cidade precisa de investimentos e esse é o momento de mostrarmos nossa força e união, participando em massa da audiência”, ressaltou o Presidente da Câmara.

Segundo informações da ALESP, nos últimos anos, os Deputados Estaduais aprovaram diversas emendas coletivas apresentadas pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, que vieram de pedidos realizados nas audiências públicas. O orçamento do Estado de São Paulo é o maior do país. Para este ano, a previsão é de R$ 206,4 bilhões.

 

Travessa Vereador Abrahão Abujamra, 62
Centro - CEP:19.900-900 - Fone: (14) 3302-6000

© 2017 Prefeitura Municipal de Ourinhos - Todos os direitos reservados.

alc propaganda