Centro de Saúde da Vila Odilon recebe palestra sobre Nutrição

Terça-feira, 10 de Outubro de 2017

Comunidade e usuários do Centro de Saúde da Vila Odilon assistiram quinta-feira (05), dentro da programação da campanha Outubro Rosa contra o câncer, uma palestra sobre nutrição oferecida pela Prefeitura Municipal de Ourinhos por meio da Secretária de Saúde. A nutricionista Ligia Dinara Donizeti Reis, da Associação dos Diabéticos de Ourinhos, falou sobre a importância da alimentação correta para prevenir doenças.

Por meio de uma alimentação saudável podemos prevenir o aparecimento da obesidade, diabetes, hipertensão, gastrite, úlcera, colesterol, entre outras. A base da nossa alimentação deve ser as frutas, legumes, verduras. Devemos abandonar o açúcar, regular a quantidade de sal e evitar tudo que é em excesso”, declara.

Para a moradora da Cohab Mercedes Solé, a palestra foi produtiva. “Deu para entender que o importante na alimentação não é a quantidade e sim a qualidade. Para quem tem diabetes ou é hipertenso é importante saber o que comer”, diz.

Marta Angélica, enfermeira responsável pelo turno da tarde no Centro de Saúde explica que a unidade tem uma clientela muito grande de idosos, alguns com 90 e até 100 anos. “Para a palestra foram convidados além das mulheres da comunidade, usuários do nosso Programa Hipertenso Diabético e também usuários com sobrepeso”, afirma.

O centro de Saúde também estará durante todo o mês de Outubro realizando exames de Papa Nicolau e agendando mamografia. De segunda e quarta-feira a coleta de exames será das 8h às 11h e das 13h às 16h; na quinta-feira das 9h às 11h e, na sexta-feira das 9h às 11h e das 13h às 16h. A unidade da Vila Odilon fica na Rua Liberdade, 387.