Contur finaliza mais uma etapa em busca do selo turístico para Ourinhos

Conselho Municipal de Turismo

Segunda-feira, 30 de Outubro de 2017

O Contur (Conselho Municipal de Turismo) se reuniu na manhã de quinta-feira (26), na Prefeitura, para mais uma etapa de trabalho em busca do MIT (Município de Interesse Turístico), classificação que, ao ser aprovada, possibilita o envio de recursos estaduais para o incremento do setor em Ourinhos. Os conselheiros finalizam a documentação que será protocolada na Secretaria Estadual do Turismo, em São Paulo, e posteriormente apreciada pelos deputados na Assembleia Legislativa. O selo MIT é um compromisso do Prefeito Lucas Pocay para a exploração econômica do setor turístico de Ourinhos, desenvolvendo toda a cadeia hoteleira e de serviços, por meio da geração de novos empregos e criação de serviços.

Segundo Ederson Machado, Chefe de Turismo do Contur, a reunião revisou e corrigiu toda a documentação que será enviada a São Paulo para o processo de obtenção do MIT. Desde o início do ano o Contur vem fazendo um levantamento das caraterísticas turísticas de Ourinhos para determinar uma identidade, seja no turismo de negócios, cultural, ou de eventos.

Também abordamos o inventário do serviço de apoio ao turista e lançamento do CIT (Centro de Informações Turísticas) que será inaugurado semana que vem na rodoviária. Por fim abordamos as ações a médio prazo, entre elas o estudo de viabilidade para um possível balneário municipal, o potencial do bonde turístico, formação de agentes, sinalização da cidade e de atrativos turísticos”, informa.

Ederson lembra que na sessão da Câmara do dia 23 de outubro foi aprovado o Projeto de Lei do Prefeito Lucas Pocay criando o Fumtur (Fundo Municipal do Turismo), o que possibilita a arrecadação de recursos para a promoção do turismo na cidade. E na próxima plenária do dia 30 de outubro, os vereadores vão votar o Plano Diretor de Turismo, outro instrumento que vai nortear as ações que serão desenvolvidas em Ourinhos. Todo esse trabalho demonstra um Conselho bem atuante, que é uma das exigências da Secretaria Estadual do Turismo para a concessão do selo MIT.