Prefeitura leva 800 crianças da rede municipal de educação ao Circo Portugal

Segunda-feira, 27 de Novembro de 2017

Graças a uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ourinhos e o Circo Portugal, 800 alunos da rede municipal de educação puderam assistir ao espetáculo do Circo Portugal Internacional, que está de passagem na cidade até o próximo domingo (26).

O prefeito Lucas Pocay cedeu o espaço no Recinto Olavo Ferreira de Sá (FAPI) para a instalação do circo europeu e em contrapartida ofereceu aos estudantes da rede municipal de educação uma tarde de alegria, diversão e muita risada na quarta-feira (24).

A ideia de Lucas é criar acesso dessas crianças à cultura. A iniciativa foi elogiada pelo gerente do Circo, Luiz Carlos Pimentel. “Nós estamos aqui graças ao Prefeito Lucas Pocay, a quem nós gostaríamos de agradecer por ter nos recebido e principalmente por ter colocado essas crianças em primeiro plano, pois circo também é cultura. E como diz o ditado, enquanto houver uma estrela brilhando no céu e uma criança sorrindo na terra, o circo não vai morrer”, fala.

As crianças puderam conferir atrações diversas que fogem do clichê. “Nós reunimos artistas de 11 países. Nosso circo é considerado um dos melhores que estão no Brasil. Temos desde números de equilibristas, acrobatas, malabaristas, show do globo da morte com seis motos a um robô de um king kong gigante de uma tonelada e meia e um Camaro que se transforma em um robô transformers”, conta.

Pimentel acredita que são ações como essa que marcam a vida das crianças. “Nem todas as crianças que estiveram aqui hoje poderiam vir se fosse de forma paga. Nós vemos nos rostinhos de cada uma a alegria de estar aqui e isso é muito bonito. O Prefeito fez mais do que a parte dele, nós precisamos de prefeituras com essa mentalidade. Que vê o circo como cultura, como arte e que precisa de ajuda”, fala.

Pimentel revela que é nascido em Ourinhos e enquanto ainda era pequeno mudou com sua família para outra cidade. Depois de 55 anos de volta a terra natal, ele acredita que esta foi uma oportunidade valiosa. “Foi um momento marcante para mim e também para essas crianças nessa nossa primeira visita a essa cidade. O que espero é que tenhamos passado alegria, divertimento e sabedoria da vida circense para essas crianças. Que elas saibam que nós podemos ser aquilo que quisermos, basta acreditar e lutar pelo seu sonho. E que possamos partir com as boas lembranças dessa cidade linda”, diz.

As crianças assistiram eufóricas ao espetáculo e elegeram suas apresentações preferidas. O aluno da EMEF Georgina Amaral Santos Lopes (Caic), Guilherme Carlos Lopes, escolheu o número do Transformers e o King Kong de uma tonelada e meia como as atrações que mais gostou. Ele agradeceu ao Prefeito pela oportunidade. “Achei bem legal que ele tenha pensado em nós. Me diverti muito aqui hoje”, conta.

A aluna Natali Clemente de Oliveira gostou da apresentação do palhaço e do Aladin e da Jasmin. “Achei diferente do que os circos apresentam, muito criativo. E o palhaço é realmente muito engraçado. Acho muito legal a iniciativa do Prefeito de vir nos trazer ao circo e que possa acontecer mais e mais vezes. Obrigada, Lucas”, fala.