Acesso à informação

Agência de Notícias da Prefeitura de Ourinhos

Orquestra Experimental de Ourinhos interpreta obra de Moacir Santos no Teatro Municipal no dia 4 de dezembro

Cultura

Por Coordenadoria de Comunicação Social

Ourinhos, São Paulo

Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2017

   

Como parte da programação do aniversário de 99 anos de Ourinhos a Orquestra Experimental do Município se apresenta nesta segunda-feira (04), às 20h, no Teatro Municipal Miguel Cury. Os músicos interpretam a obra “Coisas & Outras Coisas”, de Moacir Santos, arranjador, compositor, maestro e multi-instrumentista pernambucano morto em 2006. A entrada é franca. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Ourinhos, por meio da Secretaria de Cultura.

“A Orquestra de Ourinhos tem crescido em um curto espaço de tempo. Muitas pessoas se interessam em conferir as apresentações. E isso é muito bom. Esperamos casa cheia para esse espetáculo. Graças ao Prefeito Lucas Pocay a Cultura de Ourinhos vem retomando fôlego e ganhando cada vez mais espaço entre público”, afirma o Secretário da Cultura Rodrigo Donato.

Entre as obras de Moacir Santos que serão interpretadas pela orquestra estão “Coisa 1”, “Coisa 2”, “Coisa 3”, “Coisa 7”, “Coisa 8”, “Coisa 9”, “Coisa 10”, “Nanã”, “Suk Cha”, “April Child”, “Amphibious” e “Maracatucute”. O maestro Paulo Flores diz que a escolha do repertório se baseou na estética dos arranjos do compositor.

“Moacir utiliza muito o afro com concepções modernas, da música erudita. Ele foi um cara fantástico. E nós buscamos seguir essa estética de seus arranjos, maravilhosas”, conta.
Segundo Flores, as apresentações da Orquestra Experimental vêm ocorrendo há meses e se destacando nos palcos em que passam.

“Em uma apresentação para doutores da Unicamp, por exemplo, nós fomos aplaudidos em pé. Quer dizer, temos sido bem recebidos por onde passamos. Fruto do árduo trabalho é a agenda lotada, com apresentações quase todos os dias”, revela.

Paulo destaca o talento da Orquestra e acredita que o apoio do Prefeito Lucas Pocay neste sentido é fundamental.

“Nós formamos uma orquestra em formato experimental, não é comum. Isso significa que trouxemos algo novo não só para a cidade, mas para o cenário musical. Juntar instrumentos de orquestras, metais com cordas, mistura de características e sonoridades diferentes surtiu resultados excelentes. A ideia que tivemos, com apoio do Prefeito Lucas Pocay, foi atender exatamente aquilo que está nascendo da Escola de Música de Ourinhos. Uma estrutura que nunca existiu”, relata.

 

Travessa Vereador Abrahão Abujamra, 62
Centro - CEP:19.900-900 - Fone: (14) 3302-6000

© 2017 Prefeitura Municipal de Ourinhos - Todos os direitos reservados.

alc propaganda