Acesso à informação

Agência de Notícias da Prefeitura de Ourinhos

AMO-SIM INAUGURA NOVA SEDE ADMINISTRATIVA

Assistência Social

Por Coordenadoria de Comunicação Social

Ourinhos, São Paulo

Quarta-feira, 02 de Abril de 2014

   

No final da tarde da última sexta-feira, 28, a prefeita Belkis Fernandes participou da solenidade de inauguração da nova sede administrativa e sala multiuso da AMO-SIM (Associação Mirim de Ourinhos / Serviço de Integração de Meninas).

A prefeita Belkis parabenizou a entidade pela conquista do novo espaço. “Parabéns a Guarda-Mirim pela nova sede. Parabenizo o Sr. Benjamin de Oliveira e Lauro Migliari que fundaram a entidade e ao Aldo Matachana que doou o terreno para a construção dessa sede. Nós ourinhenses temos que nos orgulhar da nossa cidade que está em pleno desenvolvimento e essas entidades e organizações como a AMO-SIM fazem com que Ourinhos tenha índices significativos como baixa criminalidade se comparado a outras cidades do mesmo porte”, destacou a prefeita que falou ainda sobre os investimentos que o Governo Municipal tem feito em diversas áreas do município.

O Presidente da AMO-SIM Henrique Ferreira dos Santos comemorou o momento. “É sem dúvida hoje um momento de muita alegria para todos nós que participamos da vida dessa entidade. Quando a gente sonha, tem vontade e fé, fazemos esse sonho se tornar realidade. A semente plantada anos atrás cresceu e frutificou. Temos 842 adolescentes agregados a essa entidade, estamos cada vez mais aperfeiçoando nossos cursos de profissionalização para oferecer condições e oportunidade de trabalho aos adolescentes da nossa cidade. Essa nova sede administrativa é um sonho antigo. Não tínhamos espaço físico suficiente na sede antiga e para expandir nosso atendimento tínhamos que investir em algo grande e conseguimos construir nossa sede administrativa e um salão multiuso. Agradeço a todos os nossos colaboradores, que confiam em nós e colocam seus adolescentes nas suas empresas”, destacou.

Diversas autoridades e convidados estiveram presentes, como o Capitão Augusto Rosa, o ex-prefeito Aldo Matachana, os fundadores da AMO-SIM Benjamin de Oliveira e Lauro Migliari, funcionárias da Secretaria de Assistência Social que é grande parceira da entidade, Dr. Elpídio Ferraz que é presidente do Conselho do Idoso, o presidente da Associação Comercial Diógenes Correa Leite, dentre outras autoridades.

A nova sede Administrativa da Associação Mirim é composta de auditório, que pode ser transformado em duas salas de aula com capacidade para 60 alunos cada, recepção, sala pedagógica/coordenadoria geral de cursos, banheiros masculino e feminino e para portadores de necessidades especiais, departamento pessoal/contabilidade/fiscal, recursos humanos e contato com as empresas para contratação, sala de reuniões, arquivo, Assistência Social e sala da Presidência.

AMO-SIM

A Guarda-Mirim é um projeto social com mais de 50 anos de existência no auxílio ao jovem de 14 a 18 anos. Dentre os principais pontos destacam-se a colocação no mercado de trabalho, embasada na lei do menor aprendiz, o projeto pré-profissionalizante, e a complementação educacional. Iniciou-se como um projeto meramente assistencialista, contudo, com o tempo foi ganhando novas dimensões e perspectivas, tornando-se um agente importante na formação moral, profissional e ética dos assistidos.

A missão institucional da entidade é atender adolescentes, preferencialmente oriundos de famílias de baixa renda, permitindo sua inclusão na comunidade, garantindo a formação profissional e a inserção no mercado de trabalho, resgatando a cidadania com compromisso e responsabilidade, onde cada adolescente vai buscar ocupar seu espaço na sociedade de forma a não reproduzir a história de vida dos pais, mas ter oportunidades, despertando o potencial latente.

HISTÓRICO

A Associação Mirim de Ourinhos e Serviço de Integração de Meninas (AMO-SIM) é entidade fundada oficialmente em 09/08/1971, mas atua desde 1968 na cidade de Ourinhos/SP, por iniciativa de valorosos ourinhenses: Sr. Benjamin de Oliveira, Lauro Migliari, Ten PM Augusto da Silva e o DD Juíz de Direito da Comarca, Dr Sérgio Rubens Penteado Manente, cujos dados podem ser comprovados através de uma publicação no Jornal “Tempo de Avanço”, de 09 de junho de 1968, edição nº 10 que continha a seguinte notícia: “Na oportunidade da inauguração da II FAPI pelo Governador do Estado, foi também oficializada a Guarda Mirim de Ourinhos. O DD Juíz de Direito da Comarca, Dr Sérgio Rubens Penteado Manente é o Presidente da Guarda Mirim e Tenente Augusto da Silva responde pela Direção Técnica. O Quadro de Mirins é composto por 50 meninos cujas idades variam de 10 a 17 anos”.

Seu surgimento deu-se em decorrência da cidade de Ourinhos estar situada num entroncamento rodo-ferroviário bastante significativo, permitindo excelente fluxo nos transportes e por conta disso, receber uma população bastante itinerante, levando ao aumento dos problemas das famílias ourinhenses e daquelas que aqui chegavam, bem como sua prole.
Naquela época foi também criada a entidade S.O.S. (Serviço de Obras Sociais) que atendia famílias migrantes e aquelas que se interessavam, eram fixados na cidade, sendo os pais encaminhados ao mercado de trabalho e os filhos para a escola. Após algum tempo sentiu-se a necessidade de ocupar os filhos dessas famílias numa atividade produtiva e ao mesmo tempo educacional.

Com a promulgação do Decreto 2318/60 – Projeto Bom Menino, foi possível criar um mecanismo com o objetivo de atender adolescentes carentes de nossa cidade, visando ampará-lo, educá-lo e encaminhá-lo ao mercado de trabalho.

Atualmente a Associação Mirim de Ourinhos conta com 842 jovens de ambos os sexos, sendo 403 inseridos no mercado de trabalho com carteira assinada e seus direitos trabalhistas assegurados, 263 estão frequentando curso profissionalizante ou aguardando serem integrados no mercado de trabalho e 176 frequentam curso de iniciação.

Durante o curso de iniciação os adolescentes recebem treinamento sob orientação de Policiais Militares. Desde a sua fundação os uniformes dos adolescentes assemelham-se a fardas, denotando forte presença de orientações militares na organização das aulas, que são chamadas de instruções, nas quais a postura e a disciplina, tanto na sede quanto no local de trabalho, eram e são até os dias atuais, fatores determinantes para o bom desenvolvimento e aproveitamento da atividade educativa realizada.

Travessa Vereador Abrahão Abujamra, 62
Centro - CEP:19.900-900 - Fone: (14) 3302-6000

© 2017 Prefeitura Municipal de Ourinhos - Todos os direitos reservados.

alc propaganda