Acesso à informação

Símbolos Cívicos

Símbolos Cívicos

Compartilhe:

Brasão

Hino de Ourinhos
Autor: Fernando Henrique Mella Ribeiro

Canto a nossa terra Berço que encerra um povo varonil. Canto o pioneiro que a semente um dia fez florir. Brado toda essa lida Que a mão sofrida aos poucos esculpiu. Ourinhos, tu és fruto de trabalho e amor.

Solo de terra tão roxa De campos verdes cercados de água e céu. Foste um dia café, Hoje os horizontes são teus canaviais. Pardos Panemas e Turvos, Leitos que banham todos os dias teus. Ourinhos, tu és majestoso esplendor.

No sudoeste paulista és a força que avança E persegue a meta de ser sempre bem melhor. Neste limite de estado és a guardiã, És a ponte primeira da integração. Sabes qual é teu caminho, Não sais dos teus trilhos. Constrói um ideal. Ourinhos, o futuro é a estação final.

Brasão

No brasão, encontra-se um escudo português, referência à origem portuguesa das cidades brasileiras. A cor azul representa a glória e a virtude. Representa também a beleza da cidade, cercada por grandes rios.

O triângulo de ouro, formado por três faixas brancas com movimento em forma de onda, é uma referência à cidade como uma "terra de ouro entre rios", lembrando a fertilidade do solo, razão de ser da riqueza do município.

As três faixas representam os rios Pardo, Paranapanema e Turvo. Na confluência deles, é formado o município, cuja forma geográfica se assemelha justamente ao vértice de um triângulo.

A árvore dentro do triângulo é o marco que identifica o local onde foram construídas as primeiras choupanas do município. Além disso, a sua presença indica a harmonia, pois todos os se unem a um único tronco.

A locomotiva a vapor, de ouro, simboliza o motivo principal da fundação da cidade, ou seja, o avanço dos trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana, cujos operários e engenheiros escolheram o local, à sombra da árvore, para erguer o primeiro acampamento que deu origem à cidade.

A coroa de espinhos e a folha de palmeira são uma referência ao cristianismo e uma homenagem ao padroeiro, São Bom Jesus. Os ornamentos ao redor do escudo evocam as riquezas agrícolas da região, o café e a cana-de-açúcar, o que confirma a riqueza do solo.

Abaixo do escudo, está inscrita a frase em latim Terra populusque aurei, ou seja, "Terra e povo de ouro".

Bandeira

Em relação à bandeira, o ouro é simbolizado pelo amarelo; a riqueza da terra, pelo verde; e a prata, pelo branco. O verde e o amarelo aparecem alternados, enquanto o brasão é aplicado sobre um retângulo branco.

Travessa Vereador Abrahão Abujamra, 62
Centro - CEP:19.900-900 - Fone: (14) 3302-6000

© 2017 Prefeitura Municipal de Ourinhos - Todos os direitos reservados.

alc propaganda